GEOGRAFIA DA POPULAÇÃO


Na Unidade Didática ou capítulo três estudamos sobre os fluxos migratórios e as concentrações populacionais. Vimos que, atualmente, os países desenvolvidos têm elaborado estratégias para conter o fluxo imigratório para suas regiões, por meio da fiscalização das suas fronteiras. O objetivo desses países é evitar uma explosão demográfica em seu território, o que significaria concorrência pelos postos de trabalho e pelo espaço.

Assim, leia a reportagem disposta abaixo e, a seguir, veja qual das afirmações está de acordo com o texto:

 

Geórgia sanciona lei anti-imigração semelhante à adotada no Arizona

Lei pune quem abrigar ou transportar imigrantes ilegais

O governador da Geórgia, Nathan Deal, assinou nesta sexta-feira (13), a lei HB 87, uma medida anti-imigração similar à S.B. 1070 do Arizona, em meio a protestos de organizações civis e da comunidade hispânica nos Estados Unidos.

A medida permite às autoridades locais verificar o status migratório de uma pessoa e pune quem abrigar ou transportar imigrantes ilegais, cláusula que gerou preocupação entre congregações religiosas e organizações civis que atendem esta comunidade. Além disso, a lei exigiria que empresas com mais de dez funcionários utilizassem o sistema de verificação federal de dados "E-Verify" para checar a situação migratória de seus contratados”.

(http://noticias.r7.com/internacional/noticias/georgia-sanciona-lei-anti-imigracao-semelhante-a-adotada-no-arizona-20110513.html, em 03/08/2011)

A partir da leitura do texto é possível afirmar que:




  • Os imigrantes não são bem-vindos em nenhum estado dos Estados Unidos, pois são os responsáveis pela violência ascendente das grandes metrópoles estadunidenses.
  • Apenas na Geórgia e no Arizona os imigrantes não são bem-vindos. Nos demais estados dos Estados Unidos não há preconceito contra os imigrantes.
  • Os Estados Unidos tem feito propaganda para atrair imigrantes. No entanto, são bem-vindos os mexicanos com visto de estudante e turista.
  • Os Estados Unidos tem feito esforços para conter a imigração de mexicanos. No entanto, brasileiros são bem-vistos no país, devido ao perfil de nossa mão de obra.
  • A lei anti-imigração sancionada na Geórgia deve punir não somente os imigrantes ilegais, como também seus patrões, locatários e motoristas.