Sobre a urbanização brasileira, tendo como conseqüência o crescimento das cidades, sobretudo as capitais, pode-se afirmar que:
A concentração de infra-estruturas, indústria e comércio, nas cidades, proporcionou emprego para toda a população rural, que migrou para as cidades em busca de garantir sua sobrevivência.
O fenômeno da metropolização não está relacionado à urbanização brasileira, pois antes da década de 1940, quando a maioria da população morava no meio rural, já existiam as principais metrópoles brasileiras.
A urbanização brasileira iniciou-se com a presença dos portugueses em nosso território. Com a colonização, criaram-se as primeiras cidades no interior do país, pois o litoral não oferecia condições favoráveis.
Apesar da urbanização ocorrer em um período relativamente curto, as cidades possuíam planejamento adequado para receber as populações vindas do meio rural, o que proporcionou uma ocupação ordenada dos espaços urbanos.
As favelas são expressão clara da ausência de planejamento das cidades brasileiras e das desigualdades sociais que persistem existir no espaço urbano. Pode-se afirmar que são frutos de uma urbanização não planejada.