CARTOGRAFIA BÁSICA


Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “Introdução à cartografia: origem, conceitos, orientação e alfabetização cartográfica”. 

A cartografia, ciência de grande utilidade e muito avançada na atualidade, passou por diversos períodos de desenvolvimento. Analise as questões abaixo, observando as CORRETAS:

I-             Na Idade Média a cartografia passou por grande desenvolvimento, sendo a obra de Ptolomeu bastante divulgada, principalmente pela Igreja Católica.

II-            Os mapas produzidos na Idade Média eram denominados Orbis Terrarum. Tinham como centro do mapa a cidade de Jerusalém, devido à supremacia da Igreja.

III-           No Renascimento a cartografia encontrou dificuldade em se desenvolver, pois as viagens de exploração não permitiam o conhecimento de novas terras.

IV-          O mapa produzido por Gerhard Mercator, considerado ideológico, apresenta com mais fidelidade as regiões próximas ao Equador e exagera na projeção das áreas temperadas.

V-           O mapa chamado portulano circulou na Europa no período da Idade Média, tendo o mesmo um caráter mais científico e prático.

Estão CORRETAS as alternativas:




  • I e III.
  • I, II e V.
  • II, IV e V.
  • II, III, IV e V.
  • I, II e IV.