ELABORAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS


A DVA procura demonstrar a parcela de contribuição da entidade na formação do Produto Interno Bruto (PIB), bem como o valor agregado aos insumos adquiridos pela entidade e que são vendidos ou consumidos. O cálculo do valor adicionado possui diferença entre os modelos contábil e econômico, ou seja, para cálculo do PIB, enquanto a economia se baseia na produção, a contabilidade evidencia a realização da receita com base no regime de competência. 

Com base nesses conceitos e no que estudamos sobre DVA, sobre a riqueza e sua distribuição, assinale a alternativa INCORRETA:




  • Existe também a determinação dos insumos utilizados para gerar a receita, onde deve ser considerado o valor das mercadorias mais as despesas com contratação de serviços de terceiros e materiais diversos.
  • O conceito para o cálculo do valor dos insumos consiste em somar ao CMV materiais diversos e todas as despesas que não sejam pagamentos diretos ou indiretos aos empregados, nem impostos ou remuneração por utilização de um Ativo de terceiros (aluguéis).
  • O valor adicionado gerado é a diferença entre a receita gerada e os insumos utilizados para produzir a receita.
  • As normas e diretrizes determinam que a DVA apresente a distribuição do valor adicionado para apenas três grupos de pessoas: empregados, governos e sócios.
  • A receita bruta na DVA é o valor que a empresa fatura incluindo todos os impostos de venda (IPI, ICMS, PIS e COFINS), deduzindo as devoluções, abatimentos, a Provisão para Créditos de Liquidação Duvidosa (PCLD) e perdas de Capital, somando a eventual reversão de PCLD e ganhos de Capital.