PAVIMENTAÇÃO DE ESTRADAS


A cada tipo de defeito são associadas algumas causas prováveis para seu aparecimento na superfície. Analise as figuras e assinale a alternativa que se refere respectivamente às prováveis causas que resultaram os tipos de defeitos de superfície dos pavimentos flexíveis:




  • I - Trincas decorrentes da reflexão de trincas de placas de concreto de cimento Portland ou de trincas pré-existentes; II - Falhas de dosagem provocando excesso de ligante em alguns pontos ou de maneira generalizada; pode ocorrer por segregação de massa, com concentração de ligante em alguns pontos e falta em outros; ou ainda por cravamento de agregados em base e ascensão de ligante à superfície.
  • I - Falhas executivas, recalques diferenciais. Podem também aparecer junto à trilha da roda ou como falha de juntas longitudinais de diferentes frentes de compactação. Envelhecimento do ligante asfáltico; II - Falhas de dosagem provocando excesso de ligante em alguns pontos ou de maneira generalizada; pode ocorrer por segregação de massa, com concentração de ligante em alguns pontos e falta em outros; ou ainda por cravamento de agregados em base e ascensão de ligante à superfície.
  • I – Decorrentes da retração do revestimento asfáltico e por variações diárias de temperatura; II - Falhas de dosagem provocando excesso de ligante em alguns pontos ou de maneira generalizada; pode ocorrer por segregação de massa, com concentração de ligante em alguns pontos e falta em outros; ou ainda por cravamento de agregados em base e ascensão de ligante à superfície.
  • I - Decorrentes da retração do revestimento asfáltico e por variações diárias de temperatura: Falhas executivas, recalques diferenciais. Podem também aparecer junto à trilha da roda ou como falha de juntas longitudinais de diferentes frentes de compactação. Envelhecimento do ligante asfáltico.
  • I - Trincas decorrentes da reflexão de trincas de placas de concreto de cimento Portland ou de trincas pré-existentes; II - Falhas executivas, recalques diferenciais. Podem também aparecer junto à trilha da roda ou como falha de juntas longitudinais de diferentes frentes de compactação. Envelhecimento do ligante asfáltico.