ORGANIZAÇÃO DOS TEXTOS ORAIS E ESCRITOS


Os indicadores modais ou modalizadores são elementos linguísticos que determinam como aquilo que se diz é dito e também apresentam, na construção do sentido do enunciado, a intenção do dito pelo modo que se diz. Assim, a modalização constitui a marca dada pelo sujeito a seu enunciado, ou seja, os modalizadores são meios pelos quais um falante manifesta o modo com que ele considera o seu próprio enunciado. Sendo assim, considerando os estudos sobre esse assunto, analise a expressão “Felizmente”, no trecho a seguir:

 

 

Felizmente, podemos adotar medidas para diminuir o aquecimento global. Ele resulta basicamente de atividades humanas que liberam gases heat-trapping e partículas no ar. [...] Para reduzir a emissão destes gases “retentores de calor” como o dióxido de carbono, o metano e o óxido nitroso, podemos refrear nosso consumo de combustíveis extraídos da terra, usar tecnologias que reduzam a quantidade de emissão sempre que possível, e proteger as florestas do mundo. (MARCOVITCH, 2006, p.23)

 

MARCOVITCH, Jacques. Para mudar o futuro: mudanças climáticas, políticas públicas e estratégias empresariais. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo: Editora Saraiva, 2006. Disponível em: . Acesso em: 09 jul. 2015.

  

 

Com base na análise, assinale a única alternativa CORRETA:

 




  • A expressão “Felizmente” é um verbo auxiliar modal, por isso ela estabelece uma ação para o conteúdo do trecho “podemos adotar medidas para diminuir o aquecimento global”.
  • A expressão “Felizmente” indica que o autor considera o conteúdo do trecho “podemos adotar medidas para diminuir o aquecimento global” como algo que deve ocorrer de forma obrigatória, sendo assim é uma modalização deôntica [que se refere às normas].
  • A expressão “Felizmente” mostra uma reação emotiva do falante diante do conteúdo do trecho “podemos adotar medidas para diminuir o aquecimento global”, pois ele considera esse conteúdo como algo bom e mostra que se sente feliz diante dele. Sendo assim, a expressão é considerada uma modalização afetiva.
  • A expressão “Felizmente” indica que o autor considera o conteúdo do trecho “podemos adotar medidas para diminuir o aquecimento global” como quase certo, sendo assim a expressão mostra que possivelmente as medidas irão ocorrer, por isso a expressão é considerada um modalizador quase asseverativo. 
  • A expressão “Felizmente” é um modalizador asseverativo negativo, pois por meio dela o autor ressalta que discorda do conteúdo do trecho “podemos adotar medidas para diminuir o aquecimento global”.