LITERATURA BRASILEIRA


Mário Palmério, pela sua vivência, conseguiu captar o linguajar popular e com isso, através de sua obra, valorizou a riqueza do vocabulário sertanejo. Como ele mesmo disse: “A língua do povo não está nos dicionários! ”. Dentre as características das personagens personificadas por Mário em Vila dos confins, marque a alternativa correta:

 






  •  Apesar de se tratar de uma obra que tem como enredo a política, as personagens não tocam neste assunto. Somente pelas suas ações que podemos perceber o que se passa na trama.
  • Não há, em Vila dos Confins, a intenção de dar nomes às personagens. Temos como exemplo, “Xixi Piriá”, um mascate muito querido por todos, no entanto é citado apenas pelo seu apelido.
  • Mário construiu um novo mundo, um universo lendário, onde o subjetivo reina, criando interpretações distintas aos leitores.
  • As personagens são peças de uma sociedade ficcional. Em um ambiente urbano, se encontram para construir uma política de interesses, que só ganha aquele que obtém o poder. O suspense na narrativa aprimora o teor dramático da obra. 
  • As personagens desta trama desfilam compondo não só tipos físicos, mas profissões, interesses, preferências, envolvimentos e também expectativas do futuro.