LITERATURA BRASILEIRA


Leia o fragmento a seguir extraído do livro "Grande sertão: Veredas", de João Guimarães Rosa:

 

"O que vale, são outras coisas. A lembrança da vida da gente se guarda em trechos diversos, cada um com seu signo e sentimento, uns com os outros acho que nem não misturam. Contar seguido, alinhavado, só mesmo sendo as coisas de rasa importância. De cada vivimento que eu real tive, de alegria forte ou pesar, cada vez daquela hoje vejo que eu era como se fosse diferente pessoa. Sucedido desgovernado. Assim eu acho, assim é que eu conto. O senhor é bondoso de me ouvir. Tem horas antigas que ficaram muito mais perto da gente do que outras, de recente data. O senhor mesmo sabe." (ROSA, 1972, p. 77-8)

 

 De acordo com seus estudos do capítulo "A trajetória literária genial de Guimarães Rosa", marque a alternativa que melhor elucida o trecho acima:




  • Na verdade, este trecho é citado na obra "Grande sertão: veredas" com o objetivo de fazer uma intertextualidade com a obra "Sagarana".
  • Há uma semelhança entre os textos do autor de um livro para outro. Diferentes personagens possuem a mesma maneira de pensar. A expressão "de alegria forte ou pesar", pode ser lido em fragmentos de outras personagens desta obra.
  • O trecho trata da ironia de Riobaldo perante as dificuldades da vida. Tal personagem é conhecido como o malandro e caloteiro daquela região.
  • Por meio da leitura deste trecho, podemos vislumbrar a fala de Riobaldo, personagem principal da trama. Ganhando o estatuto de estória escrita, o valor épico desta personagem reflete no universo das reminiscências metaforizadas, perigos, adversidades, mistérios, que dizem respeito ao que há de universal na condição de todo homem na sua travessia.
  • Ele conta oralmente todas as suas experiências passadas, quando percorreu epicamente o sertão, em lutas e mais lutas entre jagunços, sempre à procura de uma terra para plantar e/ou uma oportunidade de enriquecer.