MÁQUINAS ELÉTRICAS


Geradores e motores são dispositivos de conversão eletromecânica de energia e  geralmente possuem dois enrolamentos. Um deles - denominado enrolamento de armadura - é o enrolamento destinado a conduzir a corrente de carga da máquina elétrica. E o outro – denominado de enrolamento de campo – é o enrolamento pelo qual circula a corrente que produz a força magnetomotriz associada ao fluxo magnético necessário para o funcionamento da máquina. A respeito dessa temática avalie as afirmativas abaixo. Depois assinale a resposta correta entre as  alternativas disponíveis.

 I.  Na operação como um motor de corrente contínua se os dois enrolamentos são ligados em série tem-se o motor shunt.

II.  A tensão aplicada aos dois enrolamentos deve ser tensão contínua se a máquina opera como motor de corrente contínua.

III. Nos motores de corrente contínua o enrolamento da armadura é construído no rotor e o enrolamento de campo no estator.

IV. O enrolamento de campo conduz a corrente para produzir o campo magnético necessário para o funcionamento da máquina operando como motor ou como gerador.

V.  O enrolamento de armadura conduz a corrente de carga independentemente se a máquina está funcionando como motor ou como gerador.

 

É correto apenas o que se afirma em:




  • II, IV e V
  • I, II, III e IV
  • I, II, III e V
  • II, III, IV e V
  • II e III