SISTEMAS DE CONTROLE I


As funções de transferência são modelos matemáticos que permitem representar os sistemas físicos, e são utilizados para fazer simulações computacionais desses sistemas, análise de seu comportamento dinâmico, e inclusive ajustes de parâmetros para adequar sua resposta a excitações externas.

Sobre funções de transferência, considere as afirmativas:

 I -  É definido pela razão entre a transformada de Laplace da entrada (função ou variável de excitação) e a transformada de Laplace da saída do sistema (função ou variável de resposta).

II - determinação da função de transferência deve-se considerar nulas as condições iniciais, ou seja, que o sistema não possui energia armazenda internamente antes da aplicação da excitação.

III -  As funções de transferência são obtidas aplicando-se a Transformada de Laplace às equações diferenciais, convertendo-as em equações algébricas, reduzindo a complexidade dos modelos matemáticos.

IV - A função de transferência de é uma propriedade do próprio sistema, independente das variáveis de entrada e saída, e seus pólos e zeros dependerão apenas do parâmetros físicos do sistema.

V -  O conceito de funções de transferência são aplicáveis aos sistemas lineares invariantes no tempo, os quais podem ser representados por equações diferenciais lineares ordinárias.

São corretas as afirmativas:




  • I, III, IV, V
  • I, II, III, V
  • II, III, IV,  V
  • I, II, III, IV
  • I, II, III, IV, V