LINGUÍSTICA APLICADA AO ENSINO DE LÍNGUA MATERNA


Observe o esquema abaixo e responda ao que é solicitado:

 

Fonte: Emanuel & Freitas, 2018, p. 97

 

Segundo Emanuel (2018, p. 97), “Um bom texto deve propor questões, sugerir pensamentos, instigar, levantar dúvidas: ‘mexer’ com o leitor, para que ele se deixe seduzir e enredar nas malhas da fantasia e da imaginação. As amarras de leituras forçadas tiram toda a naturalidade do processo, além de impedir um vínculo positivo com a leitura.”

 

Nesse sentido, podemos estabelecer uma relação entre o esquema e os dizeres da autora; todos para poder desenvolver o gosto pela leitura e, assim, desenvolver competências e habilidades de leitura e escrita para uma vida toda.

 

Por meio de seus estudos e os dizeres anteriores, associe a primeira coluna com a segunda, de acordo com os estudos feitos sobre os “atos de leitura”.

 

(1) Ler espontaneamente

(2) Ler na escola

(3) Ler para conscientizar

(4) Ler o universo on-line

(5) Ler na televisão

(6) Ler com recursos ilustrativos

(7) Ler as imagens

(8) Ler as intenções

(9) Ler com direito e prazer

 

(  ) A leitura, nessa perspectiva, é um direito de todos, que deve ser entendida como um ato de prazer, especialmente na escola.

(  ) Neste ato de leitura são utilizadas estratégias de convencimento por “sedução”, inteligentes, criativas e repletas de recursos, para que se possa atingir, garantir a intenção de vender.

(  ) A leitura, nesta ótica, ativa os conhecimentos prévios, que são as senhas de leitura para a compreensão do seu significado, das intencionalidades do autor, do registro de épocas e tempos em que foram concebidas.

(  ) Para atrair os leitores, escritores e editores, neste ato, utilizam diferentes estratégias e recursos, que são um grande aliado do trabalho docente.

(  ) Aqui, há um excelente recurso para os fins educacionais, pois frente a ela, a criança entra em contato com novos e diferentes conteúdos e encontra estímulos para criar novas relações entre temas já conhecidos, que foram abordados em sala de aula.

( ) Apresenta recursos importantes para auxiliar o processo de transformação do aprendiz, a criação de ambientes de aprendizagem que enfatizam a construção de conhecimentos por meio da tecnologia.

(  ) Nesta perspectiva, o trabalho de leitura desenvolve a sensibilização da consciência, expande a capacidade e interesse de analisar o mundo e, deve ser visto de modo global e complexo. Para tanto, é fundamental ter o conhecimento prévio do assunto a fim de facilitar o uso de estratégias adequadas para a compreensão do texto.

(  ) Neste ato de leitura, a sala de aula é considerada um ambiente alfabetizador e de letramento que deve privilegiar registros de todas as formas de linguagem que vão sendo construídos na medida em que os assuntos são apresentados.

(  ) Já neste ato, o trabalho com linguagens deve levar em consideração as formas próprias de cada sujeito se apropriar da realidade, das releituras que faz e do reconstruir de novas hipóteses sobre os gestos, os sinais e os signos.

 

A opção correta é:




  • 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9.
  • 6, 7, 8, 1, 2, 3, 4, 5, 9.
  • 1, 3, 5, 2, 4, 9, 8, 7, 6.
  • 9, 8, 7, 6, 5, 3, 2, 1, 4.
  • 9, 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2, 1.