LINGUÍSTICA APLICADA AO ENSINO DE LÍNGUA MATERNA


Leia os textos a seguir e responda ao que é solicitado.

 

“Muitas pessoas acreditam que só saber gramática seja o suficiente para ler, escrever e falar bem. Esta visão simplória pode carregar um grande equívoco, pois gramática não equivale à língua; mobilizar os elementos linguísticos da gramática, ao construir um texto, requer muito além do que a mera classificação dos termos que constituem uma oração.” (FREITAS, 2018, p. 141).

 

Ainda,

 

“O ensino de língua materna na sala de aula, mais especificamente o ensino de gramática, tem sido foco de muitas discussões no sentido de estabelecer novas bases teóricas e práticas, visto que tal ensino encontra-se distante da realidade de seus aprendentes, não fazendo nenhum sentido para eles.

É importante que o professor considere que o ensino da língua não se restringe a determinação do certo e do errado, mas a reflexão sobre a adequação da linguagem a determinados contextos e de ser capaz de produzir efeitos pretendidos.”

(NEVES, 2019, disponível em: Acesso em fev. 2019).

 

 

Nessa perspectiva, é possível afirmar que aprender gramática não é o suficiente, pois é necessário que haja a interação entre os interlocutores para que a materialização das regras gramaticais aconteça e que, de certa forma, os usuários da língua desenvolvam a competência linguística necessária em qualquer contexto.

 

Assim, segundo Antunes (2007), para que isso aconteça, é necessário que o produtor textual tenha...

 

Assinale a alternativa correta que complementa a ideia trazia pelo autor e apresentado por Freitas (2018).




  • O conhecimento somente de mundo, o conhecimento das regras gramaticais e o conhecimento da norma culta da língua.
  • O conhecimento do real ou do mundo, o conhecimento das normas de textualização e o conhecimento das normas sociais de uso da língua.
  • O conhecimento das competências linguísticas de ler e escrever, o conhecimento das regras gramaticais e o conhecimento das variedades linguísticas.
  • O conhecimento das normas sociais de uso da língua, o conhecimento das normas de textualização e o conhecimento do real e das normas gramaticais.
  • O conhecimento do real ou do mundo, o conhecimento das normas de textualização e o conhecimento das normas gramaticais que regem o ensino de língua portuguesa na perspectiva tradicional.