LINGUÍSTICA APLICADA AO ENSINO DE LÍNGUA MATERNA


Como sabemos, a Linguística Aplicada é uma teoria basilar, pois ela identifica uma questão de uso da linguagem, busca subsídios teóricos em áreas e estudos relevantes para chegar a uma análise da questão-problema na prática e, assim, reflete no uso do conhecimento linguístico dos falantes usuários da língua.

 

Partindo dessa ideia, observe os exemplos a seguir e responda ao que é solicitado.

 

a) “Chega suado e veloz do batente.”

A preposição do relaciona as palavras chega e batente, indicando uma ideia de procedência.

 

b) “Tanta corrente de ouro, seu moço.”

A preposição de relaciona as palavras corrente e ouro, explicitando a matéria da qual é feita a corrente.

 

De acordo com a gramática normativa, os termos em destaques são classificados como preposições, ou seja, é o termo que liga duas dois elementos em uma frase, estabelecendo uma relação entre eles.

 

Entretanto, como podemos analisar, por mais que as duas orações utilizem o mesmo elemento de ligação, eles foram utilizados com sentidos diferentes, isto é, em cada contexto, o interlocutor quis indicar um sentido diferente dentre as possibilidades alternativas de uso.

 

Um professor de Língua Portuguesa, que busca um ensino de língua materna reflexivo, voltado para o uso social da língua, baseado, também, na ciência da Linguística Aplicada, ao ensinar o conteúdo “Preposições” deveria levar seus alunos a:

 

I. discutir com os alunos os sentidos das preposições e as diferenças dentre as possibilidades de usos desses termos na produção oral e escrita, verificando em que situação(ções) cada sequência pode ser usada.

II. fazer um levantamento das preposições e locuções prepositivas que indicam localização / situação, situações que se assemelham aos exemplos.

III. refletir sobre as leis e o funcionamento das estruturas que já conhecem e já usam, porém de forma contextualizada, discursiva.

IV. levar em consideração, também, os conhecimentos de mundo, conhecimento prévio, as vivências, interpretações e o(s) ponto(s) de vista sobre o tema abordado.

 

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s) presente(s) em:




  • Em II e IV.
  • Apenas em I.
  • Em II e III.
  • Em I e IV.
  • Em I, II, III e IV.