PALEONTOLOGIA


Geralmente quando um animal morre, se ele não for soterrado rapidamente, seu esqueleto sofre desarticulação e o local onde o fóssil é encontrado, pode não ser o mesmo onde ocorreu a morte. O estudo individual do local onde o fóssil é encontrado não é suficiente para estabelecer o local onde o animal realmente vivia, por isso a Tafonomia é de fundamental importância na análise Paleoecológica. O transporte é fundamental para o estudo do paleontólogo, e os fósseis são classificados também de acordo com seu transporte em autóctone e alóctone. 

A respeito dessa temática, assinale a opção CORRETA.




  • Fósseis alóctones são aqueles encontrados muito próximos ou no local em que os organismo viviam, já os autóctones são os fósseis encontrados em locais diferentes do seu ambiente natural.
  • Nem todo animal que morre, preserva 100% do seu esqueleto original, mesmo desarticulado. Devemos lembrar que os elementos ósseos passam por várias transformações, não só de origem biológica, mas também de natureza inorgânica. O conjunto de processos físico-químicos pelos quais os ossos passam após a morte do organismo, é chamado de permineralização.
  • Na carbonificação, componentes eliminados durante a decomposição podem atrair algumas substâncias fazendo com que fiquem aderidas no organismo formando nódulos como, por exemplo, a amônia produzida na decomposição faz com que haja precipitação do bicarbonato de cálcio dissolvido na água.
  • Nem todo animal que morre, preserva 100% do seu esqueleto original, mesmo desarticulado. Devemos lembrar que os elementos ósseos passam por várias transformações, não só de origem biológica, mas também de natureza inorgânica. O conjunto de processos físico-químicos pelos quais os ossos passam após a morte do organismo, é chamado de desarticulação.
  • Fósseis autóctones são aqueles encontrados muito próximos ou no local em que os organismo viviam, já os alóctones são os fósseis encontrados em locais diferentes do seu ambiente natural.