PALEONTOLOGIA


PaleontologiaPaleontologia é a ciência que estuda fósseis e registros pré-históricos de seres vivos que já habitaram a Terra. Sua principal função é reconstituir espécies animais e vegetais com a ajuda de elementos encontrados em escavações, descobrir suas características físicas, identificar seus hábitos e relações com o meio ambiente.
Fonte: Disponível em: http://www.guiadacarreira.com.br/profissao/paleontologia/. Acesso em: 08 out.2016.
O assunto da Paleontologia é muito amplo e variado, ampliando o vasto leque de conhecimentos da ciência e incentivando o estudo e especialização na área. Além de matéria acadêmica, o estudo dos fósseis encontra um vasto campo de aplicação, principalmente no campo de evidências evolutivas e de interesse econômico.
A partir das informações dos textos acima e considerando os seus estudos sobre os fósseis e registros pré-históricos, analise as frases a seguir.
I)   Águas percolantes são constantes movimentações da água, por chuvas ou águas subterrâneas, que podem modificar a estrutura dos fósseis.II)  A Tafonomia nos esclarece algumas questões a respeito das características paleoecológicas, permitindo assim, reconstruir a história dos fósseis e o ambiente em que viviam (paleoambiente).III) O âmbar é uma resina fóssil sólida proveniente da seiva de um vegetal, que quando escorria, englobava algum animal, mantendo-o preservado ao longo do tempo.IV) Pseudofósseis são estruturas presentes nas rochas, semelhantes a organismos, que são originadas pela passagem da água e precipitação de algum mineral.
Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmação(ões) contida(s) em:




  • I e IV, apenas.
  • I, II, III e IV.
  • III, apenas.
  • II, III e IV, apenas.
  • I, II e III, apenas.