ZOOLOGIA DOS VERTEBRADOS


Os elefantes (VIDE Figura) gastam cerca de três quartos de todo o seu tempo, tanto de dia como de noite, selecionando, preparando e ingerindo os alimentos. O elefante selvagem adulto ingere de 100 a 200 kg de vegetação por dia, dependendo do local onde vive e de seu tamanho. São animais herbívoros, mas não conseguem digerir a celulose, substância da qual é composta grande parte de cada planta. Ao contrário dos ruminantes, como bois e outros animais que remoem o bolo alimentar, os elefantes não têm câmaras adicionais no estômago para auxiliar a digestão. Porém, têm um ceco muito grande, um órgão:

Figura: Elefante - mamífero proboscídeo.

Fonte: Fotografado por Ricardo Baratella (2013).




  • em forma de saco na junção do intestino grosso com o estômago, onde vivem milhões de protozoários (organismos multicelulares) e bactérias.
  • em forma de saco na junção do intestino grosso com o delgado, onde vivem milhões de protozoários (organismos unicelulares) e bactérias.
  • em forma de saco na junção do intestino grosso com o estômago, onde vivem milhões de protozoários (organismos unicelulares) e bactérias.
  • em forma de saco na junção do intestino grosso com o pâncreas, onde vivem milhões de protozoários (organismos unicelulares) e bactérias.
  • em forma de saco na junção do intestino grosso com o delgado, onde vivem milhões de protozoários (organismos multicelulares) e bactérias.