ZOOLOGIA DOS VERTEBRADOS


Tanto as tartarugas marinhas como as de água doce podem alterar o peso específico de seus corpos a fim de permanecer em certos níveis na água. Um cágado pode flutuar sobre a superfície ou mover-se até o fundo do lago. Ele provavelmente, o consegue, mudando o volume de ar dos pulmões e aumentando ou diminuindo a quantidade de água armazenada na cloaca.

 

“Sua incrível capacidade de navegação é ainda um assunto que intriga o entendimento humano. De alguma forma, as tartarugas marinhas conseguem realizar migrações transoceânicas de forma extremamente precisa, se guiando de um ponto remoto a outro do oceano, mesmo que estejam separados por milhares de quilômetros.

 

Conhecidas como sentinelas dos mares, às Tartarugas Marinhas funcionam como termômetros da qualidade ambiental. Por serem animais de "sangue frio”, ou seja, sua temperatura corporal varia conforme a temperatura do ambiente, possuem a fisiologia profundamente influenciada pelo meio externo. Essa condição, junto de outras particularidades como colocar vários ninhos numa mesma temporada reprodutiva, fazem com que as tartarugas sejam um organismo ideal para detectar alterações no ambiente, como por exemplo as mudanças climáticas.”

 

Trecho adaptado de: https://www.tamar.org.br/noticia1.php?cod=914. Acesso em: 29 fev. 2020.

 

Considerando as informações do texto acima e as características fisiológicas, comportamentais e adaptativas da Classe Repteis, mas especificamente da Ordem dos Quelônios, analise as afirmativas a seguir.

 

I) Os ovos tendem a ser esféricos ou ovais, e seu número varia com a espécie, idade e tamanho da fêmea.

II) Os ovos são envoltos por uma casca dura, mas, em algumas espécies, a casca pode ser bastante fina.

III) A fêmea da tartaruga comum (Chelydra serpentina) pode atravessar mais de uma milha a partir da lagoa ou rio onde vive até encontrar um local disponível para por seus ovos.

IV) O cágado (Clemmys marmorata) põe de 5 a 11 ovos, que são enterrados num buraco que a fêmea cava com seus membros posteriores. Para isso, são escolhidos locais ensolarados e abertos.

 

Estão CORRETAS as assertivas contidas em:

 




  • II, III e IV, apenas.
  • II e IV, apenas.
  • I, III e IV, apenas.
  • I, II e III, apenas.
  • I, II, III e IV.