ZOOLOGIA DOS VERTEBRADOS


Os peixes produzem sons de diversas maneiras dependendo da espécie. Storer et al.(2002, p.603), ressaltam que os peixes ósseos (cf. Figura) podem: mover as nadadeiras contra partes do corpo, atritar os dentes faríngeos, libertar gás pelo ducto da bexiga natatória ou vibrar suas paredes com músculos especiais. Os sons podem servir para reunir indivíduos para a reprodução ou para a alimentação. Em algumas espécies, eles são emitidos durante o comportamento agressivo ou defensivo e eles podem ser importantes no comportamento territorial. Em muitas espécies, os sons parecem ser transmitidos por meio do corpo para o ouvido interno.

Osteichthyes: peixe ósseo.

Fonte: Acervo do autor.

A partir das informações acima e considerando as características morfofisiológicas dos peixes, analise a veracidade das assertivas a seguir.

I)  Nos peixes ósseos, as brânquias são protegidas por placas ósseas, denominadas opérculos

II)  A linha lateral é composta por uma fileira de pequenos poros, que serve para perceber ligeiras modificações da pressão ou os movimentos da correnteza. 

III) Nos peixes ósseos há a presença de nadadeiras, estruturas locomotoras que, quanto à localização, podem ser peitorais, pélvicas ou ventrais, dorsais, caudais e anais.

IV) Todos os peixes (chondrichthyes e osteichthyes) são endotérmicos; dioicos com fecundação externa e desenvolvimento indireto; e respiração branquial.

As assertivas CORRETAS estão indicadas em:




  • I, II e III, apenas
  • I, II, III e IV
  • II, III e IV, apenas
  • I e II, apenas
  • I e III, apenas