ZOOLOGIA DOS VERTEBRADOS


Várias espécies de animais que vivem na água são chamados peixes desde os peixes-boi até as estrelas-do-mar, mas o termo se aplica propriamente a vertebrados aquáticos inferiores. Os gregos conheciam os peixes como ichthytes, sendo ictiologia o estudo científico dos peixes; o nome comum peixe deriva do latim, pisces. Os peixes mais típicos ou peixes ósseos (VIDE Figura) têm esqueleto ósseo, são cobertos com escamas dérmicas, geralmente têm corpo fusiforme, nadam por meio das nadadeiras e respiram por brânquias. Várias espécies habitam todos os tipos de água, doce, salobra, salgada, quente ou fria. Os peixes têm sido um armazém de alimento proteico para a humanidade desde a antiguidade e muitas espécies fornecem recreação agradável para pescadores amadores (STORER et al., 2002).

Sardinhas: Classe Osteichthyes.

Fonte: Acervo do autor.

Considerando as informações do texto acima e os seus estudos sobre os peixes ósseos, assinale a alternativa CORRETA.




  • Os representantes da classe osteichthyes podem ser dulcícolas ou marinhos; apresentam cloaca e fecundação externa; ausência de bexiga natatória.
  • Os osteichthyes podem ser dulcícolas ou marinhos; possuem bexiga natatória e não apresentam cloaca.
  • A maioria dos peixes ósseos apresenta fecundação externa, as larvas são conhecidas como alevinos; possuem ânus; a ureia e o ácido úrico são os principais elementos excretados por estes peixes.
  • O sistema circulatório dos osteichthyes é fechado; o coração possui três cavidades (dois átrios ou aurículas, um ventrículo); possuem bexiga natatória e ânus; a amônia é o principal elemento excretado por estes peixes.
  • A maioria dos peixes ósseos apresenta fecundação externa, as larvas são conhecidas como girinos; possuem bexiga natatória e a circulação é aberta ou lacunar.