ZOOLOGIA DOS VERTEBRADOS


O subfilo Urochordata ou Tunicata é grande e diversificado, são conhecidas 2000 espécies, aproximadamente. Existem, formas microscópicas, de vida livre; ou podem formar colônias com até 30 centímetros de diâmetro. As larvas movimentam-se com o auxílio da cauda, reforçada por uma haste fina que se prolonga até ao meio do corpo: a notocorda. A larva, porém, não mantém por muito tempo esse eixo flexível, precursor da coluna vertebral. Após alguns dias, a larva se fixa a uma rocha, perde a cauda e instala-se para uma vida sedentária. Os urocordados habitam as áreas costeiras de todos os oceanos (VIDE Figura), alguns são de vida livre e outros, após um curto estágio larval de vida livre-natante, fixam-se em substratos, como em rochas ou cascos de navios.

O nome Urochordata é devido à presença da notocorda restrita à região caudal (somente na fase larval, geralmente), onde é cercada por células musculares e o nome Tunicata é devido à existência de uma túnica espessa que reveste externamente o corpo do animal, constituída de um polissacarídeo chamado tunicina. 

 

Considerando as informações do texto acima e as características morfofisiológicas das ascídias, analise as afirmativas que se seguem:

I)  Uma ascídia adulta é cilíndrica ou globosa, presa pelo pedúnculo ou base. Nutrem-se de plâncton conduzido pela água que entra pelo sifão inalante (abertura branquial), na parte superior do corpo. Como se alimentam exclusivamente de plâncton, as ascídias não necessitam de apêndices para manejar o alimento.

II)  A ascídia é revestida por uma epiderme uniestratificada, responsável pela secreção de uma camada elástica e resistente, a túnica. A túnica é forrada por um manto membranoso, na camada mesodermal, constituído de fibras musculares (que permitem certos movimentos do animal) e por vasos sanguíneos.

III) As ascídias são animais muito simples em relação aos processos fisiológicos. Não possuem órgãos excretores especializados, perto do intestino existe uma estrutura sem ducto, considerada por alguns biólogos, de função secretora. Algumas células, os nefrócitos, têm função armazenadora e excretora, podendo formar no interior das mesmas, aglomerados sólidos que são expulsos juntamente com a água pelo sifão exalante.

A(s) afirmação(ões) VERDADEIRA(S) está(ão) indicada(s) em:




  • I e II, apenas
  • I e III, apenas
  • II e III, apenas
  • III, apenas
  • I, II e III