BOTÂNICA
A histologia vegetal é o ramo da Botânica que se preocupa com o reconhecimento dos tecidos que formam os vegetais e suas respectivas funções. É uma ciência cuja importância vai além da botânica, pois os conhecimentos adquiridos com esta área podem ser utilizados também pela biotecnologia para a cultura in vitro de tecidos vegetais. Este procedimento é utilizado há vários anos pela Embrapa para o cultivo de plantas isentas de enfermidades.
Levando em consideração os seus conhecimentos sobre histologia e anatomia vegetal, analise as afirmativas abaixo:
(2) Os meristemas são tecidos cujas células possuem características embrionárias, mantendo sua potencialidade de divisão celular mesmo após o término da fase de embriogênese.
(5) O colênquima é um tecido formado por células mortas devido a deposição de parede celular e lignina, que tem como função dar rigidez às estruturas
(8) O esclerênquima é um tecido simples, formado por um único tipo de células vivas, que tem como função dar resistência aos dobramentos em caules flexíveis, folhas e pecíolo.
(12) A periderme é um tecido rico em súber, presente em plantas com crescimento secundário e formado pelo felogênio, feloderme e felema.
A somatória das respostas corretas é: