AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL II


Para estabelecer o equilíbrio durante o funcionamento de um equipamento elétrico é necessário o aterramento, que irá atuar como referencial, como ponto de escoamento de elevadas correntes, seja de curto ou causas atmosféricas e para um funcionamento correto dos circuitos elétricos ou eletrônicos, de acordo com a NBR 5410, que estabelece os sistemas de aterramento que podem ser feitos na indústria em uma rede trifásica. Assim, TT tem por significado:

Dica: quando se diz massa quer dizer o equipamento.




  • Esquema em que os condutores de proteção elétrica (terra) e neutro encontram-se conectados em um mesmo ponto na alimentação do circuito e distribuídos em parte da instalação por um único condutor (que combina as funções de neutro e terra) e em outra parte desta mesma instalação por meio de dois condutores distintos.
  • Esquema em que as partes vivas são isoladas da terra ou o ponto de alimentação é aterrado mediante uma impedância. As massas são aterradas ou em eletrodos distintos para cada uma delas, ou em um eletrodo comum para todas elas ou ainda partilhar do mesmo eletrodo de aterramento da alimentação, porém não passando pela impedância.
  • Esquema em que os condutores de proteção elétrica (terra) e neutro encontram-se conectados em um mesmo ponto na alimentação do circuito, porém distribuídos de forma independente por toda a instalação.
  • Esquema em que os condutores de proteção elétrica (terra) e neutro encontram-se conectados em um mesmo ponto na alimentação do circuito e distribuídos por um único condutor, combinando as funções de neutro e terra por toda a instalação.
  • Esquema em que o condutor neutro é aterrado em um eletrodo distinto do eletrodo destinado ao condutor de proteção elétrica. Desta forma, as massas do sistema elétrico estão aterradas em um eletrodo de aterramento eletricamente distinto do eletrodo de aterramento da alimentação.