INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LINGUÍSTICOS


A organização do ensino/aprendizagem e a metodologia usada pelo professor é que vai facilitar o acesso ao conhecimento, seja ele teórico ou das habilidades a serem desenvolvidas.

 

De acordo com o que você estudou no capítulo 2 “Concepções de linguagem e o ensino da língua materna, analise as afirmativas a seguir.

 

I - Nesta concepção de linguagem como ação e interação, a preocupação básica do ensino da língua materna é levar o aluno não apenas ao conhecimento da gramática, mas ao desenvolvimento da capacidade de refletir criticamente sobre o mundo que o cerca e, principalmente sobre a utilização da língua como instrumento de interação social. 

II – A gramática de uso é uma abordagem que oportuniza  atividades  que  levam os alunos a utilizarem os recursos linguísticos em frases, mas principalmente em parágrafos e em textos completos, tanto na oralidade, quanto na escrita, considerando tanto a produção, quanto a compreensão. 

III – A concepção da linguagem como expressão do pensamento baseia-se no estudo gramatical normativo ou tradicional por acreditar que ele contrói a forma lógica de pensar (regras) e também defende que saber língua é saber teoria gramatical.

IV – Na linguagem como interação, os sujeitos são vistos como agentes sociais, pois é por meio de diálogos entre os indivíduos que ocorrem as trocas de experiências e conhecimentos. 

 

Estão corretas as afirmativas

 




  • I, II e IV
  • I,III e IV
  • I,II, III e IV
  • II, III e IV
  • I e IV