INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LINGUÍSTICOS


Observe os textos, a seguir, considerando-se que um é exemplo de oralidade e o outro, de escrita.

 

 Texto 1 

... bem ... eu vou falar sobre uma cidade que se chama Espírito Santo... ela se localiza próximo a Goianinha... nessa região Oeste... é uma cidadezinha pequenininha... poucos habitantes... mas já ela tem:: ela chama muito atenção... tem muitos pontos turísticos... é uma cidade onde cativa... ela ficou no meu coração... a sua entrada chama:: a rua onde:: é a entrada da cidade chama-se Bela Vista... essa cidadezinha:: ela tem os pontos turísticos que é um rio e uma cachoeira... possui duas pracinhas... uma delas é situada na parte central... é chamada Rua da Matriz... essa rua da Matriz é onde os casais se encontra... muito movimentada... é onde:: se concentra todo o movimento.

(CUNHA, 1998, informante 3, p. 80)

 

 Texto 2

 A cidade do Espírito Santo está localizada entre Goianinha e Várzea, próxima a Natal. Nessa cidade temos diversos pontos turísticos, um deles é uma pequena cachoeira e uma barragem. A entrada dessa cidade é estreita e a rua se chama Bela Vista. Na rua da matriz, temos uma pracinha onde os namorados se encontram e nela todo ano acontece uma festa tradicional. Lá aparecem pessoas de diversas cidades para comemorar a existência de sua própria padroeira.

(Adaptado de CUNHA, 1998, informante 3, p. 91-2)

 

 A partir dos estudos realizados sobre as diferenças e a importância da modalidade oral e escrita em nosso cotidiano, analise as afirmações a seguir.

 

 I) Os dois textos tratam do mesmo assunto; porém, o texto 1 é um exemplo de modalidade oral e o texto 2, de escrita. Isso pode ser percebido pela estruturação de cada um no que se refere às repetições, atos de fala incompletos, pausas, refacção de frases, que são características da fala e podem ser observadas no primeiro texto.

 

 II) O texto 2 é mais importante do que o texto 1, pois possui menos erros gramaticais, não apresenta repetições e as frases são completas. Além disso, o que importa é falar e escrever bem, sem se preocupar com o contexto, pois, independente disso, só será valorizada a pessoa que se utiliza da linguagem culta.

 

 III) O texto 1 e o texto 2 possuem suas diferenças, mas ambos são inteligíveis, tendo em vista que o que importa é utilizarmos a linguagem formal, quando necessário. Há situações que não exigem tanta preocupação com essa formalidade.

 

 IV) O texto 1 não é inteligível, uma vez que não conseguimos entender a mensagem que o falante quer passar. Isso ocorre devido às repetições, atos de fala incompletos, pausas, refacção de frases.

 

 V) Apesar das repetições, atos de fala incompletos, pausas, refacção de frases, é possível entender o que está sendo dito pelo falante, no texto 1, sobre a cidade Espírito Santo, pela qual ele demonstra grande afeto. Isso pode ser percebido pelo uso de palavras no diminutivo: cidadezinha, pequenininha e pela declaração que faz: “ela ficou no meu coração”.

 

 São corretas APENAS as afirmações

 

 




  • I e II.
  • II, III e IV.
  • I, III e V.
  • III e V.
  • I, II e III.