LITERATURA INFANTO-JUVENIL


Antonio Candido, em seu célebre texto “O direito à literatura”, escreve:

 

“Chamarei de literatura, da maneira mais ampla possível, todas as criações de toque poético, ficcional ou dramático em todos os níveis de uma sociedade, em todos os tipos de cultura, desde o que chamamos folclore, lenda, até as formas mais complexas e difíceis da produção escrita das grandes civilizações.

            Vista deste modo a literatura aparece claramente como manifestação universal de todos os homens em todos os tempos. Não há povo e não há homem que possa viver sem ela, isto é, sem a possibilidade de entrar em contato com alguma espécie de fabulação*. Assim como todos sonham todas as noites, ninguém é capaz de passar as vinte e quatro horas do dia sem alguns momentos de entrega ao universo fabulado. 2O sonho assegura durante o sono a presença indispensável deste universo, independentemente da nossa vontade. E durante a vigília a criação ficcional está presente em cada um de nós, como anedota, história em quadrinhos, noticiário policial, canção popular. Ela se manifesta desde o devaneio no ônibus até a atenção fixada na novela de televisão ou na leitura seguida de um romance.

            Ora, se ninguém pode passar vinte e quatro horas sem mergulhar no universo da ficção e da poesia, a literatura concebida no sentido amplo a que me referi parece corresponder a uma necessidade universal, que precisa ser satisfeita e cuja satisfação constitui um direito.”

 

Antonio Candido. Vários escritos. São Paulo: Duas Cidades, 1995.

 

A partir da leitura do trecho acima e das discussões realizadas no Capítulo 8, assinale a alternativa incorreta:

 

 

 




  • e) Os modos de organizar e de articular o pensamento e o mundo recebem força radical através do contato com a literatura. Ainda que os outros modos de fabulação mencionados acima concorram para essa organização – e não são condenáveis ou dispensáveis –, a palavra literária e sua potencialidade vão muito além deles.  
  • c) Lendas, novelas, séries e até mesmo as fofocas se encontram sob essa estruturação da necessidade do símbolo. No entanto, é a literatura que consegue se colocar acima dessas fórmulas que se repetem nos meios de comunicação de massa, radicalizando a significação e propondo uma reestruturação mais ampla do real e da linguagem, porque sempre renovada de significação.
  • d) Filmes, séries, novelas, e até mesmo as fofocas se encontram sob essa estruturação da necessidade do símbolo. A literatura é mais uma produção humana que trabalha a significação, como tantas outras, a exemplo do chiste, fofoca, lenda.
  • b) A função humanizadora da literatura se revela no fato de que o homem atinge sua definição por conta da necessidade de fabular.
  • a) Podemos afirmar que para Candido o homem tem necessidade fundamental de simbolização, aportada pela literatura.