LITERATURA INFANTO-JUVENIL


Considerando as obras produzidas na fase de expansão da literatura infantojuvenil brasileira, assinale a alternativa incorreta.

 

 




  • De modo geral, retornaram elementos presentes nos contos de fadas europeus de maneira bastante próxima e sem nenhuma novidade nessa fase, como se vê em A fada desencantada (1975), de Eliane Ganem.
  • Identifica-se a representação da violência para um público ao qual tabus foram sempre evitados por nossa tradição, como Lando das Ruas (1975), de Carlos Marigny; Os meninos da rua da Praia, de Sérgio Caparelli, entre outros.
  • Questões que perpassam o preconceito racial, explorado em Xixi na cama (1979), de Drummond Amorim, e em Nó na garganta (1979), de Mirna Pinsky, se mostram presentes nessa fase.
  • A questão da identidade da criança e do jovem, até então intocada em outras fases da literatura infantojuvenil brasileira, é fortemente trabalhada em algumas obras desse período, como em A bolsa Amarela (1976), de Lygia Bojunga Nunes.
  • Problemas relativos à forte urbanização dos anos 1970 embalam O menino e o pinto do menino (1975), de Wander Piroli, que trata do cotidiano vivido em um condomínio apertado. Problemas relativos às questões de relacionamento, estão presentes em obras como O dia de ver meu pai (1977), de Vivina de Assis Viana, que trabalha a separação conjugal.