LITERATURA INFANTO-JUVENIL


Leia este trecho:

 

Dentro da sala de aula, a criança poderá desabrochar para o mundo dos significados, ou ficar apenas na superfície plana das palavras. Grande parte desse processo dependerá de como o professor apresentará a leitura e a literatura a seus alunos. Caso a aprendizagem da leitura se vincule a processos prazerosos, relacionados com a vida real e imaginária do aluno, o esforço exigido na sua aprendizagem terá algum sentido, já que levará ao sujeito um canal inesgotável de informação, conhecimento, divertimento, crescimento etc. (BRENMAN 2005, 64).

De acordo com o trecho apresentado, assinale a alternativa incorreta:

 

 




  • e) Para a escola fica toda a responsabilidade de inserção e de permanência do incentivo à leitura, o que difere no caso de crianças que têm pais leitores. Uma família que aprecia livros e que tem experiências positivas com a literatura acaba estimulando seus filhos a entrar nessa dinâmica.
  • d) Como experiência, a leitura e a literatura podem ser reguladas pelo prazer, pelo desejo, pela necessidade, pelo encontro do leitor com o texto. Esse caminho do encontro é função da escola oferecer.
  • c) A leitura não é questão de hábito, mas de ato. Isso implica não ser apenas resultado de um esforço cotidiano, mas do envolvimento contínuo orientado pelo desejo e pelo investimento de si.
  • b) Se o ato de ler for entendido como simples exercício repetitivo, decodificador e sem exploração da significação, o aluno pode não desabrochar para tal ato.
  • a) A leitura é questão de hábito e, portanto, deve ser trabalhada repetitivamente.