LITERATURA INFANTO-JUVENIL


A escolarização da leitura literária é, ao mesmo tempo, a solução e o desafio do trabalho com a literatura em sala de aula. De acordo com as discussões apresentadas no Capítulo 8, analise as afirmativas a seguir como V verdadeiras ou F falsas.

 

(    ) Um desafio relacionado à escolarização da leitura literária é o fato de sua abordagem recair na prática da decifração, da obrigação e da comprovação da leitura. Sua concepção de texto é aquela de um único sentido, regulado pela biografia do autor ou pelo cânone.

(    ) Segundo Edmir Perroti, essa abordagem provoca o surgimento de ledores, sendo exatamente o que faz a prática do ensino brasileiro, de modo geral, e não de verdadeiros leitores.

(   ) Há estudiosos que advogam a favor de a escolarização da leitura literária se dar sem cobranças, sem comprovações, de modo que seja orientada pelo desejo e liberdade do leitor.

(    ) Para essa abordagem, não há qualquer substituição que possa ser feita no texto literário em si, isto é, o texto literário deve ser apresentado aos alunos sem qualquer adaptação, facilitação, comentário, interpretação etc., uma vez que é com o texto em si e sua estrutura singular, inimitável e insubstituível que o aluno deve entrar em contato.

(    ) A variedade de títulos e de gêneros é indicada porque várias são as inclinações dos alunos e porque o repertório da literatura é quase da ordem do infinito.

 

A sequência correta é: 

 

 

 




  • V, V, V, V, F.
  • V, V, V, F, V.
  • V, F, F, F, V.
  • V, V, V, V, V.
  • V, V, F, F, V.