LITERATURA INFANTO-JUVENIL


Leia um trecho de Corda Bamba (1979), de Lygia Bojunga Nunes, e assinale a alternativa incorreta:

 

Maria ficava um tempão na janela do quarto dela. Olhando. Olhando. Parecia até que tinha uma vista muito bonita lá fora. Não tinha: o quarto dava para uma área interna, só se via fundo de apartamento. Mas Maria ficava olhando, olhando um tempão.

(NUNES, 1983, p.25)

 

 




  • A personagem Maria, órfã de pai e mãe, parece se encontrar às voltas com sentimentos complexos, que se tornam difíceis até mesmo de identificar, que as palavras, as frases não conseguem nomear, indicando perplexidade.
  • Esse trecho não apresenta a descrição de uma ação ou aventura aos moldes correntes da tradição, mas um momento de introspecção da personagem Maria.
  • A insistência dos vocábulos “Olhando.Olhando.” no trecho acima, especialmente em contraste com a afirmação do narrador de não haver exatamente algo agradável para se olhar, enfatiza os sentimentos complexos e abstratos que fundam a subjetividade da personagem. 
  • Na passagem acima, não se pode afirmar que haja um cuidado com a linguagem.
  • Em Lygia Bojunga Nunes, notável escritora da fase de expansão de literatura infantojuvenil, as personagens infantojuvenis vivem situações em que identidade, solidão, busca de si etc. são frequentes.