METODOLOGIA DO ENSINO DE BIOLOGIA


Analise o texto abaixo.

Utilização de filmes na sala de aula

Filmes frequentemente têm sido utilizados em aulas de diversas disciplinas e com bons resultados. A linguagem cinematográfica é complexa e mistura emoção, envolvimento, enredo, ação, música, luz, movimento, mistério, desafio, suspense. Por isso mesmo apresenta ampla capacidade de comunicação. Os filmes conseguem grande aceitação por parte do público jovem, e assim apresentam imenso potencial de aproveitamento no processo educativo. Percebe-se um maior interesse por parte do aluno, a sua participação melhora e muitas vezes, algumas coisas são melhor compreendidas com filmes do que com as explicações de uma aula do professor. Entretanto, o uso de filmes na educação não apresenta apenas aspectos positivos. Existem também questões muito problemáticas, que devem ser consideradas quando se planeja utilizar um filme em aula. As obras cinematográficas trazem valores inseridos de forma velada que muitas vezes não são percebidos. Valores capitalistas, desejo de riqueza e ascensão social. A própria linguagem cinematográfica pode ser questionada. Ela se apresenta muitas vezes estereotipada, exagerada, artificializada, espetacularizada. Muitas vezes falamos de bons filmes, que podem ser usados em sala de aula, mas a própria linguagem cinematográfica, deve ser analisada. Os “bons” filmes também usam este modelo. Frequentemente as produções que fogem desse modelo são consideradas fracas ou chatas, pois não arrebatam o espectador, não o estimulam, não causam fortes emoções.

Fonte: Disponível em: http://educacional.cpb.com.br/conteudos/universo-educacao/utilizacao-de-filmes-na-sala-de-aula/. Acesso em: 28 mar.2017.

Considerando o texto acima e os estudos sobre a utilização de filmes nas salas de aula, julgue as afirmativas a seguir.

I)   O educador pode, e deve, utilizar os recursos audiovisuais como aliados no ambiente de aprendizagem, de várias formas: projeção de filmes, documentários, desenhos, programa televisivo, entre outros.

II)  A utilização de recursos, como a televisão, atrai alunos e ajuda o professor a contextualizar o conteúdo a ser trabalhado. Esses recursos devem ser criteriosamente escolhidos, para que possam enriquecer o trabalho docente.

III) Quando fazemos a opção de exibir um determinado filme na sala de aula, devemos utilizá-lo como forma de aprofundamento do tema estudado, estabelecendo um objetivo claro que deve ser repassado também aos alunos.

É CORRETO o que se afirma em:




  • I e II, apenas.
  • I e III, apenas.
  • II, apenas.
  • III, apenas.
  • I, II e III.