ESTATÍSTICA INFERENCIAL


(Adaptada de ANDERSON, David R.; SWEENEY, Dennis J.; WILLIAMS, Thomas A. Estatística aplicada à administração e economia. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002, p. 492.)

O proprietário da Showtime Movie Theaters, Inc., gostaria de estimar o faturamento bruto semanal como função dos gastos com publicidade. Dados históricos para uma amostra de seis semanas são apresentados a seguir.

Considerando ambos os anúncios, de televisão e de jornal, como variáveis independentes, os dados foram inseridos em uma planilha eletrônica Excel, a qual gerou o seguinte relatório de saída:

Com base no relatório de saída do Excel, julgue as seguintes afirmações a respeito da equação estimada:

I. O anúncio de televisão e o anúncio de jornal, em conjunto, explicam 91,9% das variações no faturamento bruto semanal da Showtime Movie Theaters, Inc.

II. A equação de regressão estimada é igual a  

III. Há uma relação estatística significante entre o faturamento bruto semanal da empresa, o anúncio de televisão e o anúncio de jornal, pois a análise da variância mostra que o F teste = 28,38 é maior que o F crítico = 5,79, com 5% de significância.

IV. A equação de regressão estimada permite afirmar que quanto menos a empresa anunciar na televisão e no jornal maior o seu faturamento bruto semanal.

Estão corretas as afirmações:

 

 

    




  • II, III e IV, somente.
  • I, II, III e IV.
  • I e II, somente.
  • I, II e III, somente.
  • I, II e IV, somente.