CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DO ENSINO DE CIÊNCIAS


[...] ao longo do Ensino Fundamental, a área de Ciências da Natureza tem um compromisso com o desenvolvimento do letramento científico, que envolve a capacidade de compreender e interpretar o mundo (natural, social e tecnológico), mas também de transformá-lo com base nos aportes teóricos e processuais das ciências. Em outras palavras, apreender ciência não é a finalidade última do letramento, mas, sim, o desenvolvimento da capacidade de atuação no e sobre o mundo, importante ao exercício pleno da cidadania. Nessa perspectiva, a área de Ciências da Natureza, por meio de um olhar articulado de diversos campos do saber, precisa assegurar aos alunos do Ensino Fundamental o acesso à diversidade de conhecimentos científicos produzidos ao longo da história, bem como a aproximação gradativa aos principais processos, práticas e procedimentos da investigação científica (BRASIL, 2014. p. 319).

Diante afirmativa, avalie as seguintes asserções e a semelhança proposta entre elas:

 

I - O objetivo do ensino de Ciências é reconhecer os valores humanos e estabelecer associações entre o aprendizado de como compreender o mundo e, nele, promover transformações.

Porque

II – Nas séries iniciais do Ensino Fundamental, o estudo das Ciências, irá ampliar a capacidade da criança, como cidadã, de compreender as ações, as reações, as composições das coisas e os objetos que constituem o mundo que a cerca.

 

 Diante dessa premissa, assinale a opção correta.




  • A primeira é uma proposição falsa, e a segunda, verdadeira.
  • A primeira é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
  • As duas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
  • Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
  • As duas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.