CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DO ENSINO DE CIÊNCIAS


Os mamíferos são animais classificados na classe Mammalia. Nela existem animais pesando de 3g a 160 toneladas e medindo de 8 cm até 30 m de comprimento. Podemos encontrar mamíferos em vários ambientes, como na água doce, na água salgada, no ar e na terra firme. Alguns mamíferos (o rato, por exemplo) transmitem microrganismos patogênicos prejudiciais ao homem, mas há mamíferos muito importantes para o ser humano (como a vaca e a cabra, na obtenção de leite, carne, couro, lã, dentre tantas outras coisas).

(LOUREDO, Paula. Mamíferos. Escola Kids. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/classe-mammalia.htm. Acesso em: 08 mar. 2019).

 

Sobre as características dos animais mamíferos leia as afirmativas abaixo.

 

I - Os Marsupiais (gambá, canguru e coala) são espécies de  mamíferos na qual ocorre o desenvolvimento da cria principalmente na parte externa do corpo da fêmea, dentro de uma bolsa chamada marsúpio.

II - As baleias,    os golfinhos, não são os únicos animais mamíferos aquáticos,  fazem parte         desse grupo o peixes-boi e os dugongos, que são os menores membros da ordem.

III - Os elefantes (da ordem proboscídea) são mamíferos placentários, que se caracterizam pela presença de um nariz desenvolvido em forma de tromba.

IV - Os morcegos, que são os únicos animais mamíferos capazes de voar, representam um quarto de toda a fauna de mamíferos do mundo.

V - Há dois grupos de animais mamíferos de casco, os cavalos, os tapires e os rinocerontes com um número ímpar de dedos nas patas. E o boi, a cabra, o camelo, o hipopótamo, o porco, etc., com um número par de dedos nas patas.

 

A sequência correta é:

 




  • I, II, III e V.
  • I, II, IV e V.
  • I, II, III  e IV .
  • I, III  e V.
  • I, II, III, IV e V.