CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA


As aprendizagens especificadas na BNCC são organizadas para as diferentes etapas e identificadas por um código alfanumérico. Na Educação Infantil, os códigos se iniciam com EI, e no Ensino Fundamental com EF. O primeiro par de letras indica a etapa da educação em que o aluno se encontra. O segundo grupo indica a faixa etária ou o ano de escolaridade. O terceiro grupo indica o campo de experiência e o quarto grupo indica a posição da habilidade na numeração sequencial do campo de experiências para cada grupo/faixa etária. Com base na organização alfanumérico indique qual é a habilidade representada pelo código abaixo. Consulte a BNCC se julgar necessário.

EF   01   LP  01




  • O código EF01LP01 refere-se ao primeira habilidade proposta em língua portuguesa no bloco relativo ao primeiro ano do ensino fundamental. Conhecer, diferenciar e relacionar letras em formato imprensa e cursiva, maiúsculas e minúsculas.
  • O código EF01LP01 refere-se ao terceira habilidade proposta em língua portuguesa no bloco relativo ao primeiro ano do ensino fundamental. Identificar outros sinais no texto além das letras, como pontos finais, de interrogação e exclamação e seus efeitos na entonação.  
  • O código EF01LP01 refere-se ao quinta habilidade proposta em Língua Portuguesa no bloco relativo ao primeiro ano do ensino fundamental. Nomear as letras do alfabeto e recitá-lo na ordem das letras.
  • O código EF01LP01 refere-se ao décima habilidade proposta em Língua Portuguesa no bloco relativo ao segundo ano do ensino fundamental. Reconhecer a separação das palavras, na escrita, por espaços em branco.
  • O código EF01LP01 refere-se ao primeira habilidade proposta em Língua Portuguesa no bloco relativo ao primeiro ano do ensino fundamental. Reconhecer que textos são lidos da esquerda para a direita e de cima para baixo da página.