CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA


Uma professora fez um diagnóstico de leitura com sua turma e, baseada no resultado elencou duas habilidades em que o desempenho da classe foi baixo: inferir informação implícita e estabelecer relação entre imagens e o corpo do texto. Com o objetivo de melhorar o desempenho dos alunos nessas habilidades e nas avaliações, a professora selecionou uma série de textos de diferentes gêneros textuais e elaborou para cada um desses textos questões que contemplavam somente as habilidades selecionadas. Para o processo de correção, apresentou o gabarito das respostas e retomou as questões que tiveram mais respostas erradas.

Levando em conta a situação apresentada e as orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), leia as asserções abaixo e assinale a resposta correta.

 




  • O professor realizou a avaliação diagnóstica, elencou as principais dificuldades dos alunos e buscou trabalhar as habilidades em textos e não em atividades isoladas. Nesse sentido, a abordagem do professor está correta, uma vez que trabalhou somente as habilidades diagnosticadas de forma independente objetivando assim uma aprendizagem significativa.  
  • Buscar o bom desempenho dos alunos nas avaliações internas e externas é um dos maiores objetivos das escolas atualmente. Sendo assim, é necessário trabalhar as dificuldades dos alunos levando em conta que o foco da Língua Portuguesa é a alfabetização e a interpretação de textos. As demais habilidades devem ser trabalhadas apenas quando essas já estiverem consolidadas.    
  • Embora o professor tenha feito seu planejamento a partir das dificuldades dos alunos, não levou em conta que treinar habilidades é algo que não se pode fazer de forma isolada. A compreensão de um texto mobiliza diferentes habilidades. Restringir a exploração de um texto a certas habilidades é desconsiderar as práticas sociais. Além disso, o trabalho com a leitura e a escrita não deve visar o desempenho em provas, mas a plena participação em práticas sociais.
  • Nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental, a ação pedagógica deve ter como foco a alfabetização, a fim de garantir amplas oportunidades para que os alunos se apropriem do sistema de escrita alfabética. Sendo assim, a abordagem do professor levou em conta diminuir a dificuldade dos alunos e ampliar o letramento digital.
  • O professor agiu corretamente, uma vez que buscou atuar diretamente nas dificuldades dos alunos. Treinar habilidades é algo que deve ser feito de forma isolada, independente do contexto. Isso fará com que os alunos entendam o que leem e tenham melhor desempenho nas provas.