CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA


A linguagem se faz presente em todos os momentos de nossas vidas. Utilizamos a linguagem para nos comunicarmos com as outras pessoas, para fazermos compras, pegarmos um ônibus, enviarmos uma carta ou e-mail, darmos aula, enfim, para tudo.

Pensando nisso, avalie as afirmações a seguir:

I- O professor deve trabalhar com seus alunos as mais variadas situações de uso social da linguagem, pois eles devem entender que há formas diferentes de se comportar linguisticamente em cada uma delas.

II- O ensino da Língua Portuguesa deve levar em consideração  que a sociedade em que vivemos é socioeconomicamente múltipla e, como em outros setores da vida social, produz práticas de letramento também múltiplas e particulares a cada grupo.

III- Devemos mostrar aos nossos alunos que nosso país é rico em extensão e, consequentemente, em falares. Devido a essa riqueza linguística e cultural, há vários dialetos, sotaques, expressões regionais, mas para nos comunicarmos temos que utilizar exclusivamente a norma culta, senão não seremos compreendidos. 

IV-É de fundamental importância para os alunos perceberem e conhecerem a existência, também, de vários gêneros textuais, cada um com seus objetivos dentro da sociedade, seus estilos e vocabulários próprios.

É correto o que se afirma em:

 




  • I, III e IV apenas .
  • I, II, IV apenas.
  •  I e II apenas.
  • I, II, III e IV.
  •  II e III apenas .