FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO


Leia, com atenção, o texto a seguir.

 

Educar é colaborar para que professores e alunos, nas escolas e organizações, transformem suas vidas em processo permanentes de aprendizagem. É ajudar os alunos na construção da sua identidade, do seu caminho pessoal e profissional, do seu projeto de vida, no desenvolvimento das habilidades de compreensão, emoção e comunicação que lhes permitam encontrar seus espaços pessoais, sociais e profissionais e tornar-se cidadãos realizados e produtivos (MORAN, 2002, p. 13).

 

Tendo em conta a relação entre educação, cidadania e democracia, e o papel do professor nesse contexto, julgue as afirmações que seguem.

 

I O professor é o “homem dos conceitos”. A ele cabe a tarefa de transmitir e garantir a assimilação dos conhecimentos produzidos e acumulados historicamente.

II O professor é “formador” e, por isso, deve realizar mediações e propor conexões entre os saberes, fazendo da sala de aula o espaço do diálogo e valorização da multiplicidade cultural.

III A escola é o lugar do entrecruzamento do projeto coletivo da sociedade com os projetos existenciais de alunos e professores.

IV A consolidação dos direitos políticos, sociais e civis não passa pela escola, uma vez que se trata de um debate pertinente somente à esfera política e aos representes eleitos pelo povo.

V À escola cabe a expansão da consciência crítica e reflexiva de seus alunos. É ela que torna educacionais as ações pedagógicas que as impregna com finalidades políticas da cidadania.

 

Estão CORRETAS as afirmativas:




  • II, III e IV.
  • I, III e V.
  • II, IV e V.
  • I, III e IV.
  • II, III e V.