FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO


Leia, com atenção, o texto a seguir.

 

Embora saibamos que a escola não representa o único espaço formativo e de promoção do saber, compreendemos que as relações que ali se inscrevem determinam a forma privilegiada de socialização do conhecimento e que, por isso, a qualificação para o mercado de trabalho não deve constituir o fim a que se orientam as práticas pedagógicas, nem tampouco manifestar o objetivo que plasma a sua intenção e institucionalidade. Não que os processos formativos não possam ou devam se remeter de forma pragmática às demandas da vida política e econômica. O que está em jogo é que mesmo a formação de pessoas aptas ao atendimento destas demandas passe, antes, por uma formação profundamente humana (ALMEIDA, 2016, p. 124).

 

Partindo das críticas do autor acerca da instrumentalização do saber, assinale a alternativa CORRETA.




  • A escola é o espaço das dinâmicas interativas que corroborem a elaboração e a circulação de sentidos através das práticas discursivas como práticas significativas.
  • A escola é o espaço da promoção e socialização do conhecimento técnico e, por isso, deve orientar a sua prática em função das demandas de mercado.
  • A escola é o espaço formal da transmissão dos conhecimentos, por isso, as práticas pedagógicas e as práticas de humanização não se relacionam.
  • A intenção e institucionalidade da escola dizem respeito à formação pragmática que atenda as exigências da vida política e econômica.
  • A escola deve se ocupar apenas da transmissão de informação e conhecimentos, haja vista que a educação é um ato restrito apenas ao âmbito das aprendizagens.