FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO


Leia, com atenção, o texto a seguir.

 

No momento em que os seres humanos, intervindo no suporte, foram criando o mundo, inventando a linguagem com que passaram a dar nome às coisas que faziam com a ação sobre o mundo, na medida em que foram se habilitando a inteligir o mundo e criaram por consequência a necessária comunicabilidade do inteligido, já não foi possível existir a não ser disponível à tensão radical e profunda entre o bem e o mal, entre a dignidade e a indignidade, entre a decência e o despudor, entre a boniteza e a feiura do mundo (FREIRE, 1996, p. 57).

 

Do texto, é CORRETO inferir que:

 

I a linguagem constitui o corpo do movimento do conhecer e, por isso, é essencial para a formação da consciência do homem e pelo modo como ele representa a realidade e enfrenta os problemas do mundo.

II na medida em que o homem cria conceitos para explicar a realidade, formulando ideias que representam abstratamente o real, mais ele se distancia do mundo externo.

III a linguagem diz respeito apenas a comunicação formal entre os homens. Cada um, ao seu modo, compreende com plena autonomia e liberdade o mundo ao seu redor.

IV por meio da linguagem o homem significa as coisas, conferindo-lhe valores

V  a linguagem está relacionada à formação da consciência e dos valores morais, éticos e estéticos.

 

Estão CORRETAS as afirmativas:




  • I, IV e V.
  • II, IV e V.
  • II, III e IV.
  • I, II e III.
  • I, II e IV.