DIDÁTICA


A multidisciplinaridade acontece quando um tema é abordado por diversas disciplinas sem uma relação direta sobre elas. Por exemplo se for um estudo para falar sobre o Cristo Redentor, a Geografia trabalhará sobre a localização; as Artes mostrarão por quem a escultura foi criada, e porque ela está ali; as Ciências tratarão sobre a vegetação que existe onde o Cristo Redentor está; a Matemática sobre a altura e o peso da escultura. Isso tudo especificamente dentro de cada área sem uma interligação entre elas.

Na interdisciplinaridade duas ou mais disciplinas relacionam seus conteúdos para aprofundar o conhecimento. Sendo assim, o professor de Geografia ao falar sobre a localização do Cristo Redentor, poderá utilizar-se de uma música ou texto poético, bem como o professor de Ciências analisará a história da ocupação da cidade para entender os impactos ambientais do entorno, etc.

Abaixo são apontados alguns passos que são necessários para que um trabalho possa se consolidar como interdisciplinar. São eles:

 

I - Partir de um problema de interesse geral e usar as disciplinas para compreender os detalhes.

II - Incluir no planejamento ideais e sugestões dos alunos.

III - Como professor especialista (em matemática, português ou outra disciplina), você tem a função de ser um consultor da turma, tirando dúvidas em relação à sua disciplina.

IV -Fazer um planejamento levando em conta os conceitos que podem ser abordados pelas diferentes disciplinas.

V - Apresentar seu planejamento anual e despertar a discussão nas reuniões pedagógicas buscando aqueles que gostariam de fazer parcerias.

São corretos os passos contidos na alternativa:

 




  • apenas III e V
  • apenas IV e V
  • I, II, III, IV e V
  • apenas I, II e III
  • apenas I e II