FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL


As crianças atualmente pela falta de espaço, de segurança ou pelo consumismo desenfreado estão modificando seus hábitos e a forma de brincar. As brincadeiras e os jogos vêm perdendo espaço devido aos diversos fatores ligados ao crescimento urbano e à modificação do estilo de vida das famílias.

Assinale a alternativa que traz o dia a dia de uma escola que contradiz a esses fatores:  falta de espaço, insegurança e acúmulo de atividades extraescolares. 




  • A importância ressaltada para os jogos e atividades lúdicas porque por meio deles a criança amadurece no seu tempo e de acordo com sua faixa etária e, por isso, todo professor deve incluir momentos lúdicos no seu planejamento.
  • O incentivo aos pais que substituem a sua ausência por aparelhos tecnológicos que dão prazer imediato, achando uma maravilha os alunos dominarem tal tecnologia.
  • A influência midiática por meio da televisão, videogames e computadores fazendo com que as crianças passem muito tempo em frente a esses aparelhos, privando-lhes das descobertas que as brincadeiras oferecem quando desenvolvidos no contato direto com o outro.
  • Os pais, ao tentarem compensar o "tempo perdido" pelas crianças com aparelhos eletrônicos e por dizerem-se preocupados com o futuro das mesmas, acabam por exagerar na carga de atividades como natação, inglês, música, entre outras e as escolas acompanham tal demanda.
  • As escolas, em resposta às demandas de pais preocupados como o futuro dos filhos, implementam trabalhos com apostila e tabletes desde o maternal, e dedicam um tempo grande aos conteúdos, em detrimento das brincadeiras livres.