Leia com atenção:
Ser índio americano não é meramente ser membro de um grupo étnico ou racial mais amplo, é também pertencer à uma comunidade específica que define seus próprios membros. (TAYAC, Gabrielle. Tradições Vivas dos Indígenas Americanos. eJournal USA, vol. 14, n. 6, jun. 2009, p. 9).
Nos últimos anos, principalmente após a década de 1960 com a ampliação dos direitos civis indígenas, a relação desses povos com a sociedade norte-americana tem se modificado. Mas nem sempre foi assim. Sobre esse processo, analise as afirmativas a seguir:
I – Na maior parte da história americana, as religiões e filosofias indígenas foram mal interpretadas e declaradas proibidas.
II – Devido a políticas raciais discriminatórias, durante séculos os nativos americanos foram vistos, biológica e culturalmente, como inferiores aos euroamericanos.
III – Os indígenas têm procurado se adaptar ao mundo global norte-americano, adotando hábitos culturais modernos e abandonando suas tradições culturais para serem socialmente aceitos.
IV – A busca de direitos, as políticas e ações sociais têm contribuído para a valorização da cultura e formação de uma identidade indígena.
É correto apenas o que se afirma em: