ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS


A Placar Veículos é uma empresa de peças e manutenção automotiva que está passando por alguns problemas financeiros relacionados, inicialmente, à produção e processos mal planejados. A fim de resolver esses problemas, a empresa contratou uma consultoria externa. Após a realização de um diagnóstico inicial, a consultoria listou os seguintes pontos:   Falta de peças no estoque. Demora no atendimento a clientes. Pessoal desmotivado. Inexistência de normas procedimentais. Conflitos entre funcionários.   Diante dos problemas listados, foi preciso definir em qual dos pontos agir primeiro e, por isso, optou-se por utilizar a ferramenta da qualidade chamada GUT ou método para a priorização de problemas. Para tanto, foram consultados 5 funcionários, os quais atribuíram notas aos problemas, conforme a tabela abaixo:     QUADRO DE PRIORIDADES RELAÇÃO DE PROBLEMAS G U T OP 1 Falta de peças no estoque 4 5 3 60 2 Demora no atendimento a clientes 5 5 5 125 3 Pessoal desmotivado 3 4 3 36 4 Inexistência de normas procedimentais 5 5 4 100 5 Conflitos entre funcionários 3 3 3 27     Considerando esses resultados, PODE-SE DIZER que a ordem para a resolução dos problemas é:  




  • Inexistência de normas procedimentais, pessoal desmotivado, falta de peças no estoque, demora no atendimento a clientes, conflitos entre funcionários.
  • Conflitos entre funcionários, pessoal desmotivado, falta de peças no estoque, inexistência de normas procedimentais, demora no atendimento a clientes.
  • Conflitos entre funcionários, falta de peças no estoque, demora no atendimento a clientes, inexistência de normas procedimentais, pessoal desmotivado.
  • Demora no atendimento a clientes, inexistência de normas procedimentais, falta de peças no estoque, pessoal desmotivado, conflitos entre funcionários.
  • Pessoal desmotivado, falta de peças no estoque, demora no atendimento a clientes, inexistência de normas procedimentais, conflitos entre funcionários.