TÓPICOS ESPECIAIS EM EMPREENDEDORISMO


Segundo reportagem da Época Negócios, o Brasil, foi identificado como o mercado que lidera a inovação na América Latina. Oito das 20 principais empresas identificadas estão no país, marcadas principalmente pela adoção de novas tecnologias, como machine learning, inteligência artificial, big data e biometria. Completam o quadro das 20 mais inovadoras: cinco companhias no México, quatro na Colômbia, duas na Argentina e uma no Chile. O Peru, é o país em que o processo ainda ocorre de forma mais incipiente, com a disseminação dos aplicativos mobile e adoção de meios digitais de pagamento. "Brasil tem 8 das 20 empresas mais inovadoras da América Latina, diz Visa". (Época Negócios. Disponível em: . Acesso em 06 set. 2019) Sabe-se que a inovação no século XXI é vital para as organizações. O fator isolado mais importante para que um negócio cresça é a capacidade da empresa em transformar novas ideias em produtos e/ou serviços. Sobre a inovação e empreendedorismo no século XXI é CORRETO afirmar:  




  • Empreendedorismo e inovação não tem relação. Na fusão do empreendedorismo e inovação não é preciso equilíbrio.
  • O século XXI trouxe uma geração antenada não somente na criação de empresas, mas em formas de como estas empresas podem contribuir para questões sociais, ambientais e de transformação nas vidas das pessoas.
  • Assim que surge uma nova ideia, o empreendedor do século XXI não procura transformá-la em algo útil e essa é a nova essência do comportamento empreendedor nos dias atuais.
  • Os empreendedores do século XXI acreditam que para inovar nos negócios não é necessário buscar capacitações, desenvolver a criatividade e aperfeiçoar diferentes habilidades. 
  • Os empreendedores do século XXI são pessoas inquietas, que não enxergam problemas sob outras perspectivas, agem com dificuldade e cautela.