FUNDAMENTOS HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA


Podemos afirmar que a civilização grega marca o início de um novo ciclo da história, com o nascimento de um mundo civilizado. É o descobrimento do valor humano, da sua individualidade e o início autêntico da história da educação física. Nesta ótica, assinale a alternativa correta:




  • Os exercícios físicos eram praticados com vistas exclusivamente à preparação militar e guerreira.
  • A Educação em Atenas perpetuava a formação cavalheiresca, militar e aristocrática, com um sensível desprezo pelo aspecto cultural.
  • Em Esparta, a educação corporal ocupava lugar de evidência, adquirindo padrões de eficiência educacional, fisiológica, terapêutica, estética e morais ajustados de acordo com as limitações da época. 
  • Todo o contexto que envolvia as práticas corporais na Grécia Clássica fazia parte da tradicional política “pão e circo”. Os imperadores angariavam a simpatia popular distribuindo rações diárias de trigo e alienando a plebe com esses artifícios esportivos, de inspiração ideológica.
  • Na Grécia clássica os exercícios físicos eram instrumentos de formação moral mas sobretudo espiritual por conta do culto aos seus Deuses. Foi lá que nasceram os Jogos Olímpicos, criados no ano de 776 a.C para homenagear Zeus, a maior divindade do olimpo.