PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO


Nos estudos sobre influência da abordagem histórico-cultural na escola (FONTANA & CRUZ,1997), vimos que, para Vygotsky, a aprendizagem e o desenvolvimento são processos diferentes. No entanto, ele afirma “que esses dois processos caminham juntos deste o primeiro dia da vida da criança e que o primeiro- o aprendizado- suscita e impulsiona o segundo – o desenvolvimento. Ou seja, tudo aquilo que a criança aprende com o adulto ou com outra criança mais velha vai sendo elaborado por ela, vai se incorporando a ela, transformando seu modo de agir e pensar. ” (FONTANA; CRUZ, p. 63, 1997). A partir da leitura cuidadosa da citação acima, podemos afirmar que: Nos estudos sobre influência da abordagem histórico-cultural na escola (FONTANA & CRUZ,1997), vimos que, para Vygotsky, a aprendizagem e o desenvolvimento são processos diferentes. No entanto, ele afirma “que esses dois processos caminham juntos deste o primeiro dia da vida da criança e que o primeiro- o aprendizado- suscita e impulsiona o segundo – o desenvolvimento. Ou seja, tudo aquilo que a criança aprende com o adulto ou com outra criança mais velha vai sendo elaborado por ela, vai se incorporando a ela, transformando seu modo de agir e pensar. ” (FONTANA; CRUZ, p. 63, 1997). A partir da leitura cuidadosa da citação acima, podemos afirmar que:




  • para Vygotsky, o desenvolvimento e a aprendizagem são processos idênticos e independentes.  Visto que, a aprendizagem gera e impulsiona o desenvolvimento. 
  • para Vygotsky, o desenvolvimento e a aprendizagem são processos diferentes, mas interdependentes.  Visto que, a aprendizagem gera e impulsiona o desenvolvimento.
  • para Vygotsky, o desenvolvimento e a aprendizagem são processos distintos e independentes.  Visto que, o desenvolvimento gera e impulsiona a aprendizagem. 
  • para Vygotsky, o desenvolvimento e a aprendizagem são processos idênticos, mas interdependentes.  Visto que, o desenvolvimento gera e impulsiona a aprendizagem. 
  • para Vygotsky, o desenvolvimento e a aprendizagem são processos iguais. Visto que, a aprendizagem gera e impulsiona o desenvolvimento.