LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS


Você estudou acerca da importância do Requerimento no meio profissional, quer seja o particular como o público. Considerando esse estudo, leia o trecho a seguir.   Requerimento deriva-se do verbo requerer, que, de acordo com seu sentido denotativo, significa solicitar, pedir, estar em busca de algo. E principalmente, que o pedido seja deferido, ou seja, aprovado. Podemos fazer um requerimento a um órgão público, a um colégio, a uma faculdade, e mais a uma infinidade de outros destinatários. É importante sabermos que o requerimento pertence à chamada Redação Técnica, pois como todo texto, o mesmo constitui-se de algumas técnicas específicas para redigi-lo. (DUARTE, 2020, p. 1).   (Fonte: DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. Requerimento. Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.htm. Acesso em: 26 de fev. 2020.)   Com base no trecho lido e em seus estudos, assinale a alternativa que demonstra a estrutura correta do texto requerimento.




  • Expressão de chamamento, redação da informação que deve ser transmitida, data, horário e local de emissão, nome e assinatura do emissor, indicação do cargo do remetente.
  • Título abreviado, data, indicação do destinatário, assunto, texto, fecho, assinatura do remetente, indicação do cargo do remetente.
  • Endereçamento, invocação, identificação do requerente, a requisição propriamente dita, pedido de atendimento, cidade, data, assinatura do requerente.
  • Nome da empresa, descrição sumária da OS; número da OS, descrição do nome do cliente, telefone, endereço, bairro, cidade, CPF/CNPJ, RG/IE, descrição dos dados do objeto, descrição do defeito/reclamação, descrição dos serviços executados, data da garantia, data da próxima revisão.
  • Documentos pessoais, RG e CPF, endereços e telefone para contato, grau de escolaridade, descrição da experiência profissional.