Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “Os desafios da cartografia: transportar o planeta Terra para um pedaço de papel”.
Pedro, Marcos e Paulo foram contratados por uma empresa de construção, com objetivo de realizar uma produção cartográfica para instalação de uma indústria, na cidade de Boa Esperança. Cada um recebeu a seguinte missão:
A- Pedro recebeu a missão de produzir o mapa do estado do Pará, onde estivesse representados a hidrografia, o relevo, as principais cidades e rodovias, permitindo deste modo o conhecimento das rotas de transporte até a cidade de Boa Esperança e vai utilizar a escala para representar o espaço acima de 1:250.000.
B- Marcos tem como missão desenvolver um mapa do município verificando as áreas de vegetação nativa, áreas habitacionais e a área de localização da indústria sendo utilizado para isso uma escala de até 1:250.000.
C- Paulo tem como tarefa mapear o terreno onde a indústria será instalada delimitando as áreas da construção dos galpões, estacionamento, refeitório entre outros e deve utilizar uma escala de até 1:25.000.
Diante dos fatos expostos acima podemos afirmar que:
Marcos deve produzir uma planta, pois a área que o mesmo vai representar é uma área muito limitada. Ele vai utilizar uma escala grande, com elevado número de detalhes.
Paulo vai produzir um mapa, pois a área a ser mapeada é muito grande. Ele vai utilizar uma escala pequena, onde os detalhes praticamente não aparecem.
Marcos vai produzir um mapa, pois ele deve representar uma grande área, onde se torna extremamente importante a presença de detalhes. Ele vai utilizar uma escala pequena.
Pedro vai realizar a produção de uma carta, visto que sua área é considerada pequena e deve conter bastante detalhes. Será utilizada uma escala grande.
Paulo vai realizar a produção de uma planta, pois a sua área de mapeamento é pequena e sua produção deve ser estritamente detalhada, sendo necessária uma escala grande.