QUÍMICA ORGÂNICA I


O hexano é um hidrocarboneto de cadeia aberta, saturado e insolúvel em água. O octan-1-ol é um álcool de cadeia longa contendo oito carbonos, também insolúvel em água. A solubilidade de um composto está relacionado com sua polaridade. Compostos polares geralmente dissolvem em compostos polares e compostos apolares dissolvem em compostos apolares. As fórmulas químicas dos compostos mencionados estão representadas abaixo.       Com relação a solubilidade destes compostos em água, é correto afirmar que:




  • Os hidrocarbonetos e álcoois de cadeias menores, até quatro carbonos, são solúveis em água, pelo fato da parte polar predominar sobre a parte apolar do composto.
  • O tamanho da cadeia carbônica não interfere na solubilidade do composto em água, o hexano e o octan-1-ol são insolúveis pelo fato de que todos os hidrocarbonetos e todos os álcoois não apresentam a propriedade de dissolver em água.
  • Quanto maior a cadeia carbônica de um composto maior será sua polaridade e menor será sua solubilidade em água.
  • O hexano por ser um hidrocarboneto é insolúvel em água, enquanto que o octan-1-ol mesmo apresentando o grupo -OH é também insolúvel por apresentar uma cadeia longa de carbonos conferindo apolaridade ao composto.
  • Ambos os compostos são insolúveis em água por serem polares.