ESTUDOS GRAMATICAIS


Leia o poema abaixo:   Retrato Cecília Meireles   Eu não tinha este rosto de hoje, assim calmo, assim triste, assim magro, nem estes olhos tão vazios, nem o lábio amargo. Eu não tinha estas mãos sem força, tão paradas e frias e mortas; eu não tinha este coração que nem se mostra. Eu não dei por esta mudança, tão simples, tão certa, tão fácil: — Em que espelho ficou perdida a minha face?   Fonte: MEIRELES, Cecília. Antologia Poética. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001                                                                                                                  No poema Retrato, é possível reconhecer uma estrutura comparativa entre duas pessoas: do passado e do presente. Para isso, o eu-lírico utiliza-se de alguns termos para caracterizar algumas partes do corpo desse “eu” que está sendo moldado a partir das decorrências do tempo cronológico. A partir do exposto e de seus conhecimentos sobre os adjetivos, é possível afirmar que:




  • O emprego dos adjetivos relacionados ao retrato que é descrito, mesmo que bem detalhados, funciona como estratégia de convencimento do leitor a fim de descrever e demonstrar uma pessoa fria, de coração vazio e rebelde.
  • As palavras “calmo”, “triste” e “magro”, por exemplo, expressam um atributo ao rosto que o eu-lírico tem hoje. Esses termos, então, podem ser considerados como adjetivos, ou seja, designam uma especificação do substantivo “rosto”.
  • Na mensagem que é vinculada pelo poema, o uso do adjetivo “calmo” mostra que o eu-lírico está esperando que seu rosto fique rejuvenescido novamente, a partir dos anos que estão passando.
  •  No último verso do poema, a palavra “face” é considerada como um adjetivo restritivo, pois, além de mostrar um aspecto acidental do substantivo, é de uso restrito, utilizado para dar mais clareza à mensagem do texto.
  • A autora utilizou os adjetivos “frias” e “mortas”, no 5º verso, para enfatizar o discurso que se pretendia transmitir: de mãos frias e mortas, que estão sem força, para lutar contra a velhice representada pelo retrato de hoje.